Minha tese de doutorado

Com o título: “Os Sacramentos Eclesiais e Proféticos. Um contributo ao conceito dogmático de Sacramentos, à luz da exegese contemporânea, terminei o meu doutorado em janeiro de 1995. Esta minha tese foi publicada pela Editora da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Como esta Universidade possui convênio com muitas outras instituições acadêmica do mundo, no campo da Teologia, esta minha tese poderá ser encontrada em várias bibliotecas. E somente a Gregoriana possui o direito de comercializá-la.

Este título indica o objeto central desta minha tese. Nela os Sacramentos são definidos como atos eclesiais e proféticos. Para dentro da Igreja, são atos eclesiais. E para fora da Igreja, são atos proféticos.

Tudo, enfim, à luz da exegese contemporânea das ações simbólicas e proféticas (‘Ot). ‘Ot, em hebraico, significa atos, ações e gestos simbólicos e proféticos. Jesus, a exemplo dos profetas do AT, fez para instaurar o Reino de Deus ações e atos, mediados pelas suas palavras explicativas.

A tese esta subdividida em três partes, distintas, mas complementares: a primeira parte, a partir do método descritivo, consta da contextualização, seja da perspectiva do dialogo da exegese com a teologia dogmática, seja da situação da sacramentária contemporânea. A segunda parte consta da perspectiva exegético-teológica das ações e expressões simbólicas dos profetas e de Jesus. Estas suas ações possuem a valência daquilo que chamamos hoje de “Sacramentos”. E a terceira parte mostra a aplicação do estudo dessas ações proféticas aos Sacramentos da Igreja.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

VEJA MAIS

Scroll to Top